sexta-feira, 3 de maio de 2013

EXERCÍCIOS SOBRE FIGURAS - PARTE I


1- A Amazônia é o pulmão do mundo. METÁFORA

2- “Me sorri um sorriso pontual
      E me beija com a boca de hortelã” PLEONASMO

3- “O vento beija meus cabelos
As ondas lambem minhas pernas
O sol abraça o meu corpo...” PROSOPOPEIA OU PERSONIFICAÇÃO

4-  “Paixão cruel, desenfreada
Te trago mil rosas roubadas...” HIPÉRBOLE


5-Ele enriqueceu por meios ilícitos. EUFEMISMO

6- “CIDADE MARAVILHOSA
CHEIA DE ENCANTOS MIL” ANTONOMÁSIA OU PERÍFRASE

7- “O blefe do jogador
Eu sou, eu fui, eu vou” GRADAÇÃO

8-“É como não sentir calor em Cuiabá
Ou como no Arpoador não ver o mar” COMPARAÇÃO


9-Todos leram Jorge Amado para a prova. METONÍMIA

10- Sopro a flauta encantada. E não dá som. ZEUGMA

11-“Dia de luz, festa de sol
Um barquinho a deslizar no macio azul do mar...” SINESTESIA

12- “Pai Nosso, que estás no céu,”APÓSTROFE

13- As maçãs de seu rosto avermelharam-se. CATACRESE

14- “Crocante, crocante, muito crocante. Faz até tremer...” ALITERAÇÃO

15- “Tristeza não tem fim,
felicidade sim” ANTÍTESE

16-“Sem o coaxar dos sapos ou cricri dos grilos.”ONOMATOPEIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário