sexta-feira, 3 de maio de 2013

Interpretando

1- Pandas ainda correm perigo na China - Inverno agrava escassez de bambu provocada pelo terremoto de maio do ano passado . O terremoto que matou 70 mil pessoas em maio do ano passado na província de Sichuan, no sudoeste da China, comoveu o mundo também por causa da situação dos pandas. Sichuan é a região onde vive a maior parte desses ursos, em reservas e centros de pesquisa. [...] Quase um ano depois, a escassez de bambu é considerada a maior ameaça à sobrevivência dos pandas. No inverno, os pandas continuam a se alimentar dessa planta. "O impacto destrutivo do terremoto será maior que o de 1983", disse Zhang Hemin, diretor do Centro de Pesquisa e Conservação de Pandas Gigantes de Wolong. Zhang se refere a uma mortandade de 40% da população de pandas, naquele ano, devido a uma praga que devastou as florestas de bambu. ANDRÉ FONTENELLE http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/ - 14/01/2009

 A mortandade de 40% da população de pandas em 1983 ocorreu por causa :
 (A) do terremoto na província de Sichuan, que matou 70 mil pessoas.
 (B) do grande impacto destrutivo do terremoto ocorrido naquela época.
 (C) da praga que na época devastou as florestas de bambu.CERTA
 (D) da alimentação dos pandas no inverno continuar a ser bambu.

 2- Admirável Chip Novo
 Pitty Pane

 No sistema alguém me desconfigurou onde estão meus olhos de robô? Eu não sabia, eu não tinha percebido Eu sempre achei que era vivo Parafuso e fluído em lugar de articulação Até achava que aqui batia um coração Nada é orgânico é tudo programado E eu achando que tinha me libertado Mas lá vêm eles novamente, eu sei o que vão fazer: Reinstalar o sistema .
 Pense, fale, compre, beba Leia,vote, não se esqueça Use, seja, ouça, diga Tenha, more, gaste, viva Pense, fale, compre, beba Leia,vote, não se esqueça Use, seja, ouça, diga Não senhor, Sim senhor, Não senhor, Sim senhor [...]

 Fonte: http://letras.terra.com.br/pitty/

A forma como os verbos são utilizados nas segunda e terceira estrofes da letra da música reforça a ideia de :

 (A) ordem, pois o eu da música é governado por um sistema.
 (B) alegria, pois o eu do texto concorda com o sistema.
 (C) desejo, pois o eu da música era livre.
 (D) revolta, pois o eu do texto critica o sistema. CERTA

 3-A canícula -Artur Xexéo

 A cena aconteceu num restaurante do Flamengo. Cinco pessoas à mesa comentavam o calor que fazia lá fora – e alguém comenta alguma outra coisa ultimamente na cidade?[...] Desde então, não penso em outra coisa. Que fim levou o ventinho que fazia parte do verão carioca? Foi sugado pelo aquecimento global? Escapou pelo buraco da camada de ozônio? Cadê aqueles tempos em que, no auge do calor, a gente ia se refrescar à beira–mar? [...] Que fim levou o cine Metro-Copacabana? Mais precisamente, que fim levou o ar refrigerado “com clima de montanha” que tornava as matinês de quinta- feira, dia em que mudava o filme em cartaz, num oásis contra a canícula?[...]

 Considerando o tema do texto e a necessidade de um oásis (3 ° parágrafo), pode-se entender que o significado do título “A canícula” é :

 (A) O calor muito forte.CERTA
 (B) A brisa refrescante.
 (C) A matinê de quinta-feira.
 (D) O aquecimento global

Nenhum comentário:

Postar um comentário