sexta-feira, 3 de maio de 2013

Tabela de discurso direto e Indireto

PRESENTE DO INDICATIVO
Todos os presentes disseram:
- Não votamos nele
PRET IMPERFEITO DO INDICATIVO
 Todos os presentes disseram que não votavam nele.

PRET PERFEITO DO INDICATIVO
 O moço perguntou:
-Ele não assinou o requerimento?
PRET MAIS QUE PERFEITO DO INDIC
O moço perguntou se ele não assinara o requerimento. ( tinha assinado)

FUTURO DO PRESENTE
O mecânico garantiu:
-Eu consertarei a moto.
FUTURO DO PRETÉRITO
O mecânico garantiu que consertaria a moto.
PRESENTE DO SUBJUNTIVO
 -Duvido que a assembleia aprove a proposta- disse-lhe o sindicalista.
PRET IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO
O sindicalista disse-lhe que duvidava que a assembleia aprovasse a proposta do governo.
FUTURO DO SUBJUNTIVO
A garota disse:
-Só sairei quando ela chegar.

PRET IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO
A garota disse que só sairia quando ele chegasse.
IMPERATIVO
-Passe-me o sal - pediu-me ela.

IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO
Ela pediu-me que lhe passasse o sal.

PRONOME - eu, nós, você e senhor(a)
A garota afirmou:
-Eu amo ler.

PRONOME- ele(s),  ela(s)
A garota afirmou que ela amava ler.
PRONOME- meu(s),minha(s),nosso(a)(s)
-Meus pais participarão da campanha-disse o menino.
PRONOME- seu(s), sua(s), dele(a) (s)
O menino disse que seus pais participariam da campanha.

PRONOME - este(a) (s) isto(s)
-Isso lhe pertence?- perguntou.

PRONOME aquele(a) (s), aquilo(s)
Ele(a) perguntou se aquilo lhe pertencia.
ADVÉRBIO- ontem, hoje, amanhã
-Hoje não posso atendê-lo. - disse o dentista.

ADVÉRBIO- no  dia anterior, naquele dia, no dia seguinte.
O dentista disse que naquele dia não podia atendê-lo. 

ADVÉRBIO- aqui, cá, aí
-Não entro mais aqui! - afirmou Ivo.

ADVÉRBIO - ali, lá
Ivo afirmou que não entrava mais ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário